MARÇO LILÁS

29 | 02 | 2024

Março é tempo de dedicar nossa atenção à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

O câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país.

 

EXISTE ALGUMA CAUSA?

É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. No entanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. A importância da conscientização e da prevenção sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado.

 

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Campanhas como Março Lilás também ajudam a informar as mulheres sobre os sintomas do câncer do colo do útero, porém, nem sempre é tão fácil identificá-los.

Em alguns casos o desenvolvimento da doença é lento e não manifesta nenhum sinal durante a fase inicial. Por esse e outros motivos é tão importante fazer a prevenção.

 

No estágio mais avançado, alguns sintomas podem surgir. É importante prestar atenção ao surgimento dos seguintes sinais:

🟣 Dor abdominal associada a problemas intestinais e urinários

🟣 Sangramento vaginal

🟣 Sangramento após relação sexual

🟣 Secreções vaginais anormais

🟣 Menstruação irregular

🟣 Fadiga

🟣 Perda de peso sem motivo aparente

🟣 Náuseas

 

EXISTE ALGUMA FORMA DE PREVENÇÃO?

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, disponível no SUS), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção é o uso de preservativos, que reduz o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, ou contato direto pele a pele, incluindo relações sexuais vaginais, sexo oral, sexo anal ou qualquer outro contato envolvendo a área genital (por exemplo, contato mão-genital).

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau, que permite a coleta de células do colo do útero e que mostram se há alguma infecção ou variação nesses tecidos), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas em praticamente todos os casos, não evoluindo para o câncer.

 

 

⚠ PROCURE UM ESPECIALISTA

 Procure um especialista para esse tipo de doença. Você pode buscar ajuda gratuita no SUS. Caso tenha algum desses sintomas, procure uma UBS (Unidade básica de saúde) do seu bairro e busque ajuda profissional.

Cliente Interplan também tem acesso a uma lista de profissionais para buscar tratamento o quanto antes, além de fazer exames preventivos periodicamente.

 

 

 

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

*Ao enviar este formulário, você concorda em receber materiais de marketing e comunicações. Você também concorda com nossa Política de Privacidade.