JANEIRO BRANCO

02 | 01 | 2024

O Janeiro Branco é uma campanha focada na saúde mental e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para questões e necessidades relacionadas à saúde emocional, da mente das pessoas e das instituições humanas.

A partir de 2024, em todo mês de janeiro serão realizadas campanhas nacionais de conscientização da população sobre a saúde mental, com foco especial na prevenção à dependência química e ao suicídio, segundo a Agência Senado. As ações abordarão a promoção de hábitos e ambientes saudáveis e a prevenção de doenças psiquiátricas.

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou sem vetos nesta terça-feira (25) lei que cria a Campanha Janeiro Branco de conscientização sobre a saúde mental. A sanção da Lei 14.556, de 2023, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta (26).

Segundo ainda a Agência Senado, a lei, que já está em vigor, provém do Projeto de Lei (PL) 1.836/2019, proposto pelo deputado Assis Carvalho (PT-PI). No Senado, o projeto foi aprovado em 30 de março, na forma do relatório do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que apontou a gravidade das doenças mentais no Brasil e o papel do Estado em seu combate.

“O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Tão importante como a atenção às medidas individuais é o olhar para a saúde mental como saúde pública, que possibilite uma visão estrutural da promoção e prevenção dos transtornos mentais”, defende o senador em parecer.

Tudo começou no ano de 2014, no estado de Minas Gerais. Atualmente a campanha conta com colaboradores em diversas cidades do Brasil e cada ano mais pessoas se engajam à essa causa. A Campanha Janeiro Branco convida todo mundo a pensar em formas, estratégias, temas, questões, assuntos, ações, iniciativas e abordagens capazes de inspirar e de estimular as pessoas e as instituições sociais a refletirem sobre Saúde Mental e os benefícios que ela traz para a sociedade como um todo.

 

Preferencialmente, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. Levando isso em conta, muitas pessoas estão dispostas a recomeçar o que não terminaram, ou até mesmo iniciar uma nova fase em suas vidas, como uma folha de papel em branco que vai ser escrita, enfim, é um período propício para mudanças boas.

 

A campanha se mostra de extrema importância não só no âmbito individual, que seria a possibilidade de as pessoas cuidarem de sua saúde mental e seu emocional, mas num sentido mais amplo também.

Infelizmente, a saúde mental ainda é cercada de muito tabu. A maioria das pessoas acha que ir ao psicólogo é “coisa de louco”. Isso é herança de uma cultura antiga e ultrapassada de higienização, onde se tirava tudo aquilo que incomodava na sociedade e isolava em manicômios. Assim, o “louco”, era visto como inferior, sem cura, que devia ser isolado e afastado para não incomodar os saudáveis, e é justamente nesse tema que a campanha ganha força, para mudar essa forma de pensar e agir.

 

A conscientização é fundamental, uma vez que os cuidados com a saúde mental ainda são alvo de preconceito. Atualmente, vivemos em um período em que hipervalorizamos as aparências. Buscamos aparentar que estamos sempre bem, e procurar ajuda de um profissional poderia ser um sinal de fraqueza. Além disso, o pouco conhecimento sobre o que é e para que serve a psicologia, apenas aumenta este preconceito. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida.

 

Esse assunto é muito específico e delicado, já que cada pessoa vive e interpreta experiências de modo particular. Porém, o principal sinal de alerta é quando percebemos que, por algum motivo não estamos nos sentindo bem. Muitas vezes somos consumidos por estresse, tristeza, dificuldade nas relações, desânimo, e a terapia pode ajudar a nos sentirmos melhor e a descobrir como lidar com essas dificuldades. A terapia apenas nos enriquece como pessoa, nos ajuda a lidar melhor com os outros, com o mundo e principalmente com nós mesmos. Aprendemos a superar nossas dificuldades, e principalmente, a identificar e aprender a lidar com nossas emoções, além de restabelecer a nossa saúde mental e física.

 

ATENÇÃO:

Caso sinta que algo lhe incomoda, tente conversar com seus amigos, desabafar, ouvir outros pontos de vista e, principalmente, procure um profissional.

Entre em contato com a nossa central de atendimento pelo fone 18 3226-5050, procure um especialista e marque uma consulta.

 

Fonte: www.janeirobranco.com.br

 

 

 

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

*Ao enviar este formulário, você concorda em receber materiais de marketing e comunicações. Você também concorda com nossa Política de Privacidade.