JANEIRO BRANCO

02 | 01 | 2023

O Janeiro Branco é uma campanha voltada aos cuidados com a saúde mental. Seu objetivo é chamar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas à saúde emocional, da mente das pessoas e das instituições humanas. Por isso, durante todo o mês de janeiro, veremos pautas com foco na saúde mental, palestras, ações institucionais, campanhas na rede de saúde e muito mais.

 

COMO SURGIU O JANEIRO BRANCO?

 Tudo começou no ano de 2014, no estado de Minas Gerais. Hoje a campanha cresceu e conta com colaboradores em diversas cidades do Brasil e cada ano mais pessoas se engajam à essa causa. A Campanha Janeiro Branco convida todo mundo a pensar em formas, estratégias, temas, questões, assuntos, ações, iniciativas e abordagens capazes de inspirar e estimular as pessoas e as instituições sociais a refletirem sobre a saúde mental e os benefícios que ela traz para a sociedade como um todo.

 

 

E PORQUE JANEIRO?

Preferencialmente, por ser início do ano, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. Levando isso em conta, muitas pessoas estão dispostas a recomeçar o que não terminaram, ou até mesmo iniciar uma nova fase em suas vidas, como uma folha de papel em branco que vai ser escrita, enfim, é um período propício para novos planos, mudanças positivas.

 

QUAL O TEMA QUE A CAMPANHA ABORDA?

 A campanha se mostra de extrema importância não só no âmbito individual, que seria a possibilidade de as pessoas cuidarem de sua saúde mental e seu emocional, mas num sentido mais amplo também.

Infelizmente, a saúde mental ainda é cercada de muito tabu. A maioria das pessoas acha que ir ao psicólogo é “coisa de louco”. Isso é herança de uma cultura antiga e ultrapassada de higienização, onde se tirava tudo aquilo que incomodava na sociedade e isolava em manicômios. Assim, o “louco”, era visto como inferior, sem cura, que devia ser isolado e afastado para não incomodar os saudáveis, e é justamente nesse tema que a campanha ganha força, para mudar essa forma de pensar e agir.

 

QUAL O PAPEL DA SOCIEDADE NA CAMPANHA?

A conscientização da sociedade é fundamental, uma vez que os cuidados com a saúde mental ainda são alvo de preconceito. Atualmente, vivemos em um período em que hipervalorizamos as aparências. Buscamos aparentar que estamos sempre bem, e procurar ajuda de um profissional poderia ser um sinal de fraqueza. Além disso, o pouco conhecimento sobre o que é e para que serve a psicologia, apenas aumenta este preconceito. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida.

 

QUANDO E ONDE PROCURAR AJUDA?

Esse assunto é muito específico e delicado, já que cada pessoa vive e interpreta experiências de modo particular. Porém, o principal sinal de alerta é quando percebemos que, por algum motivo, não estamos nos sentindo bem. Muitas vezes somos consumidos por estresse, tristeza, dificuldade nas relações, desânimo, e a terapia pode ajudar a nos sentirmos melhor e a descobrir como lidar com essas dificuldades. A terapia apenas nos enriquece como pessoa, nos ajuda a lidar melhor com os outros, com o mundo e principalmente com nós mesmos. Aprendemos a superar nossas dificuldades, e principalmente, a identificar e aprender a lidar com nossas emoções, além de restabelecer a nossa saúde mental e física.

 

⚠ ATENÇÃO:

Caso sinta que algo lhe incomoda, tente conversar com seus amigos, desabafar, ouvir outros pontos de vista e, principalmente, procure um profissional. Uma UBS (Unidade básica de saúde) mais próxima da sua casa pode lhe ajudar e lhe amparar.

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

*Ao enviar este formulário, você concorda em receber materiais de marketing e comunicações. Você também concorda com nossa Política de Privacidade.