FEVEREIRO ROXO E LARANJA
O Fevereiro Roxo foi criado em 2014 em Minas Gerais e, assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, essa campanha promove a conscientização sobre 3 doenças de grande incidência na população mundial: o Alzheimer, o Lúpus e a Fibromialgia. A campanha se torna essencial para levar informações sobre o comportamento dessas doenças, sobretudo quanto ao Alzheimer, cuja incidência está cada dia maior em nossa população.
Em conjunto com a campanha Fevereiro Roxo, criou-se também a do Fevereiro Laranja, que conscientiza sobre a leucemia e a doação de medula óssea. Infelizmente, essa é uma doença séria que aparece em nona posição como um dos cânceres que mais afetam a população brasileira.
Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são maiores e a expectativa de vida dos pacientes são maiores, por isso, é muito importante levar esses temas ao maior número de pessoas, assim, promovemos as campanhas e engajamos a conscientização e o incentivo para que as pessoas faças exames preventivos e doem medula óssea, o que possibilita que muitas vidas sejam salvas!
VAMOS FALAR SOBRE O ALZHEIMER?
O Alzheimer costuma evoluir de forma lenta e progressiva. A partir do diagnóstico, a sobrevida média oscila entre 8 e 10 anos, porém, estudos sobre tratamentos e até a cura tem avançado muito nos últimos anos. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado.
COMO IDENTIFICAR OS SINTOMAS?
- Inicial: falhas na memória e na percepção de tempo e espaço
- Moderado: agitação, insônia e dificuldade para realizar tarefas básicas
- Grave: incontinência e dificuldade para se alimentar e locomover
- Terminal: infecções e dores frequentes, além de mutismo (estado de não reatividade e de imobilidade, com uma especial ausência da necessidade de falar e de impulso verbal).
QUAL A CAUSA DA DOENÇA?
A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada em 10% dos casos. Porém, há quatro fatores de risco considerados como evidências suficientes para influenciar o surgimento do Alzheimer. Observe:
- índice de massa corporal (IMC) elevado;
- glicose alterada;
- etilismo e tabagismo;
- alta ingestão de açúcar;
- falta de atividade física.
Logo, o controle dos fatores e a busca de ações de educação preventiva são fundamentais para minimizar os efeitos desses mecanismos no desenvolvimento da doença. O Fevereiro Roxo torna-se, então, uma forma interessante de dar mais visibilidade às doenças e a seus sintomas. Possibilita também incentivar as pessoas que suspeitam de algum problema à procura do diagnóstico precoce e da orientação profissional.
EXISTE TRATAMENTO?
Atualmente, o tratamento disponível é feito com medicações diárias, cuja função é aumentar a ação de um neurotransmissor cerebral que controla as funções cognitivas e ajuda na recuperação da memória e da atenção. Terapias alternativas como apoio psicológico e a realização de atividades como yoga, caminhadas e hidroginástica também são indicadas para portadores de Alzheimer nos estágios iniciais.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece acompanhamento e tratamento para portadores do Alzheimer, inclusive com a entrega de medicação. Diante de suspeita da doença ou anormalidades relacionadas ao esquecimento, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde (UBS).
PROCURE UM ESPECIALISTA
Na Interplan você encontra especialistas nesse tipo de doença. Entre em contato pelo telefone 18 3226 5050 e agende uma consulta!
AGORA, VAMOS FALAR SOBRE O LÚPUS?
Considerada uma doença inflamatória autoimune, o lúpus ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano. O nome científico é “Lúpus Eritematoso Sistêmico” (LES) e pode afetar diversos órgãos e tecidos do corpo, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, especialmente se não for tratado adequadamente, podem levar à morte.
Ainda não se sabe, ao certo, qual a sua causa, nem o que faz com que o sistema imunológico se volte contra os tecidos saudáveis do corpo. Entretanto, estudos indicam que as doenças autoimunes podem acontecer devido a uma combinação de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e sexo, principalmente, entre 20 e 45 anos.
COMO IDENTIFICAR OS SINAIS?
Normalmente, a pessoa descobre que tem lúpus após uma crise desencadeada por algum desses fatores: exposição à luz solar de forma inadequada e em horários inapropriados; infecções que podem iniciar o lúpus ou causar uma recaída da doença; uso de alguns antibióticos e de medicamentos usados para controlar convulsões e pressão alta.
PROCURE UM ESPECIALISTA
Na Interplan você encontra especialistas nesse tipo de doença. Entre em contato pelo telefone 18 3226 5050 e agende uma consulta!
E QUANTO À FIBROMIALGIA?
A fibromialgia é uma doença reumatológica, que acomete por volta de 3% da população brasileira, em sua maioria mulheres adultas, conforme dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). A principal característica é o aparecimento de uma dor muscular crônica e generalizada, acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e humor.
Infelizmente, a medicina ainda não entende muito bem como a doença opera dentro do corpo humano. Sabe-se que, sem tratamento, ela pode evoluir para a incapacidade física e a limitação funcional, complicações com bastante impacto na qualidade de vida do paciente.
Com o tratamento adequado, que envolve tanto o uso de medicamentos quanto a prática de terapias, como fisioterapia e acupuntura, é possível que o paciente tenha uma grande melhora na qualidade de vida e possa viver normalmente. Também ajuda a prática de atividades físicas para melhorar o condicionamento cardiovascular, ter uma boa qualidade de sono e diminuir o nível de estresse psíquico.
Lembre-se, qualquer sintoma ou sinal anormal no seu corpo, procure ajuda profissional o quanto antes. Faça exames preventivos, as chances de cura e tratamento aumentam significativamente.
PROCURE UM ESPECIALISTA
Na Interplan você encontra especialistas nesse tipo de doença. Entre em contato pelo telefone 18 3226 5050 e agende uma consulta!
CHEGOU A HORA DE FALARMOS SOBRE O FEVEREIRO LARANJA
Fevereiro Laranja é outra importante campanha que acontece simultaneamente ao Fevereiro Roxo, porém, tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.
Atualmente, essa doença ocupa a nona posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11ª em mulheres. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que, para cada ano do triênio 2020-2022, serão diagnosticados, no Brasil, mais de 10 mil casos novos de leucemia, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.
AFINAL DE CONTAS, O QUE É A LEUCEMIA?
Resumidamente, a Leucemia ataca os glóbulos brancos. Uma de suas principais características é o acúmulo de células doentes na medula óssea. Também é um dos tipos de câncer mais comuns e os primeiros sintomas podem levar meses ou anos a aparecer.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que a leucemia pode atingir 11.540 brasileiros entre 2023 e 2025. Isso corresponde a 6.250 novos casos entre os homens e 5.290 novos casos entre as mulheres. Para se ter ideia, o INCA diz que existem mais de 12 tipos de leucemia. Veja alguns deles:
- leucemia linfoide crônica;
- leucemia mieloide crônica;
- leucemia linfoide aguda;
- leucemia mieloide aguda.
EXISTE CURA?
A boa notícia é que todos os tipos de leucemia têm cura. Porém, o diagnóstico deve ocorrer logo no início, pois só assim o paciente saberá qual é o tratamento mais adequado. Aí está a importância de campanhas como o Fevereiro Laranja, que servem para levar mais informação às pessoas.
O diagnóstico da Leucemia pode ser feito por meio do hemograma, o exame de sangue mais simples de todos. Ele pode apresentar alterações no número de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas. Mudanças essas que facilitam o diagnóstico precoce da doença. Além de outros exames, é claro.
PROCURE UM ESPECIALISTA
Ao notar qualquer mudança no seu corpo, procure imediatamente um médico. Na Interplan você encontra especialistas nesse tipo de doença. Entre em contato pelo telefone 18 3226 5050 e agende uma consulta!