AGOSTO DOURADO – MÊS DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e a Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
COMO SURGIU A CAMPANHA?
Há cerca de vinte anos, entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Atualmente, é considerada um veículo que promove o aleitamento em 120 países, que acabou se estendendo durante todo o mês de agosto.
Mas por qual motivo o dourado? A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno.
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno.
A CAMPANHA NO BRASIL
No Brasil, a Semana de Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 com a coordenação do Ministério da Saúde. Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A medida estabelece a realização de palestras e encontros na comunidade sobre a causa, além da decoração e iluminação de espaços públicos com a cor dourada.
QUAL O OBJETIVO DA CAMPANHA?
Movimentos como o Agosto Dourado existem para alertar a população de que amamentar é um ato natural e de muito amor. A mãe está alimentando seu filho, protegendo-o de doenças e também dando carinho. Assim, não deve haver nenhuma censura ou preconceito com a amamentação em público, por exemplo.
O objetivo da campanha é, portanto, viabilizar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Por isso, é necessário que, a cada ano, mais pessoas e entidades passem a divulgar essa causa. O movimento que incentiva o aleitamento materno também é essencial para dar destaque aos bancos de leite, que passam por momentos delicados durante à Pandemia. Esse ano, a campanha vai ser fundamental para incentivar a doação de leite materno que, mais do que nunca, é tão fundamental para o desenvolvimento de muitas crianças, principalmente os bebês prematuros.

Fases da amamentação – Daniel Dresch/ Arte Agência Brasil
CONHEÇA OS INÚMEROS BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO
O aleitamento materno é a maneira ideal de fornecer às crianças os nutrientes que elas necessitam para um desenvolvimento saudável, pois, contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças.
A amamentação beneficia uma série de fatores estruturais e fisiológicos da criança. A sustentação da cabeça, por exemplo, que é um movimento natural que a criança faz na hora de mamar, é o que vai ajudar no equilíbrio e sustentação ao sentar, engatinhar e das os primeiros passos. Tem ainda o vínculo afetivo entre a mãe e o filho, além de todos os benefícios que o leite materno tem, como a questão auditiva, onde as mamadas estimulam o canal do ouvido e, assim, ajudam a evitar as infecções desta. Mamar ainda ajuda a posicionar a arcada dentária e auxilia na mastigação e deglutição.
✅ Amamentar auxilia ainda nas seguintes questões:
☑ Diminuição da ansiedade da mãe: durante a amamentação, a mãe entra em completa sintonia com o bebê, que precisa de tranquilidade e calma para se alimentar. O momento, consequentemente, faz com que a mãe se acalme e desfrute a maternidade.
☑ Aumento da segurança: principalmente para as mamães de primeira viagem, a amamentação cria um laço entre a mãe e o filho, que a faz sentir-se mais forte e fundamental no desenvolvimento da criança.
☑ Favorecimento do emagrecimento: a amamentação também ajuda a voltar ao peso ideal. Segundo estudos, o ato gera uma queima de calorias (cerca de 700 Kcal por dia), porque a ocitocina, hormônio produzido naturalmente pelo corpo, aumenta as contrações uterinas, reduzindo a queima natural de gorduras localizadas.
☑ Prevenção à anemia: quando a mulher está amamentando, a menstruação demora mais tempo para voltar ao normal, sendo assim, a quantidade de ferro do organismo fica preservada por mais tempo, impedindo a anemia.
SEJA SOLIDÁRIA, DOE LEITE!
Quem está amamentando, além de ajudar seu próprio bebê, pode ainda ajudar outras crianças cujas as mamães, por motivos diversos, não produzem mais o leite materno. Procure uma UBS (Unidade Básica de Saúde) da sua cidade e informe-se. Doe leite materno e ajude outras crianças a crescerem fortes e saudáveis.
Fonte: Agência Brasil